29/08/2006

Fuga de água: tubo de plástico

Mais de 250 quilómetros percorridos na traseira de um Mercedes-Benz C250 turbodiesel, nada de especial, para além dos consumos absurdamente baixos.
No dia seguinte, saída para almoçar, cinco pessoas dentro do carro e antes de serem percorridos os primeiros 10 quilómetros e já o ponteiro da temperatura indicava "azares".
O tubo que faz o retorno da água do bloco tem um T em plástico (marcado a vermelho na imagem abaixo) que decidiu partir, fazendo com que todo o líquido de refrigeração se perdesse numa questão de segundos. Esta peça de plástico é cravada nos três tubos que nela ligam, o que torna a substituição do T, literalmente, impossível. Valeu a improvisação de uma mola com arame que mantinha os tubos numa posição em que a água demorava mais a sair, e assim regressou a casa.
Este tubo é particularmente difícil de aceder, para chegar a ele é preciso remover o colector de admissão e a egr de forma a ser alcançável, e mesmo assim, é uma carga de trabalhos.
Nota importante: há uma ligação feita por um tubo de borracha entre o centro do colector colector de admissão e a ECU, esta se, em caso de "esquecimento", não for ligada vai custar-vos a compensação da injecção na faixa do turbo, ou seja, o carro vai comportar-se como se não tivesse turbo.

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