29/08/2015

Conta-quilómetros?

O 320i começou a fazer consumos estranhos, mais elevados do que o normal, a causa era mecânica... mas ao nível de relojoaria. Os carretos do conta-quilómetros VDO duraram 26 anos até começarem a dar sinais de estarem danificados, tendo falhado de vez pouco antes da inspecção periódica obrigatória este mês.
O BMW E30, durante a sua produção, teve quadrantes de duas marcas, Motometer e VDO, ambos são reparáveis, substituindo carretos que passam o movimento do motor eléctrico do conta-quilómetros para as rodas dentadas que nos apresentam os números da distância percorrida. As diferenças entre o Motometer e o VDO prendem-se apenas com os carretos (diâmetro e número de dentes) e é necessário levar isso em conta aquando da aquisição dos novos carretos para que tudo fique a trabalhar em condições e... felizmente há, no fórum do E30 Portugal, quem venda os carretos necessários para a reparação de ambas as marcas.

Os passos para a remoção do quadrante e reparação do conta-quilómetros são os seguintes:

Remover o fundo do tablier que é fixo em quatro pontos, três molas e um parafuso (é o único que não está à vista, fica por baixo fixando à blindagem da coluna de direcção, no meu caso é um parafuso, não sei precisar como será originalmente). As molas saem rodando-as um quarto de volta antes de as puxar.
O resguardo deverá estar encaixado junto aos pedais em dois locais, na montagem há que ter isso em atenção para que o resguardo não caia em andamento.
A seguir à remoção do resguardo deve remover-se um painel de plástico que se encontra entre o quadrante e a coluna de direcção, este painel é fixado por dentro com duas "porcas" redondas, uma de cada lado. A da fixação direita deverá ser a mais difícil de desapertar pelo menor espaço disponível.
Este painel tem que ser removido para se conseguir alcançar os parafusos que fixam a parte inferior da moldura do quadrante e do próprio quadrante ao tablier e deve ser removido com algum cuidado... este plástico já deverá ter uma idade considerável e é comum partirem-se as pontas onde esta prende na moldura do quadrante.

Passo seguinte é desapertar dois parafusos na parte superior da moldura de plástico do quadrante e quatro na inferior.
Os parafusos na zona superior não merecem reparo, já os da zona inferior sim. Estes parafusos são de duas cores, os pretos (mais longos) junto aos cantos inferiores da moldura e dois cromados ao centro (mais curtos). No processo de montagem há que ter em atenção NÃO trocar estes parafusos, ou irá danificar-se a placa integrada do quadrante de forma irreversível! 
Removida a moldura, resta desapertar mais dois parafusos na zona superior do quadrante para que este fique "solto".
Puxando pelo plástico onde os parafusos estavam, inclina-se painel para fora de forma a que a frente fique voltada para baixo (deitando sobre o plástico que esconde a coluna de  direcção) a fim de chegarmos às fichas de ligação do quadrante.
Existem duas fichas, uma de cada lado, para serem desligadas é necessário levantar o fixador preto (colocando uma chave de fendas larga usando-a como alavanca, os fixadores levantam sem esforço) para se conseguir soltar as fixas do quadrante. Depois de solto, consegue-se remover o mesmo passando-o pelo lado direito, entre o tablier e o volante.
Vem agora a parte da "relojoaria".


Os parafusos que se podem ver na periferia do lado de trás do quadrante, são os que fixam o plástico transparente (o "vidro") do quadrante, havendo um ao centro por cima da tomada amarela que se vê na foto. Ao todo deverão ser nove (9) parafusos... o meu só já tinha oito.
Na foto podem ver-se, na zona inferior, duas pequenas abas de plástico branco, estas devem ser levantadas (com cuidado) para se conseguir separar a parte de trás do quadrante do "vidro".
Depois de aberto, falta remover o manómetro do velocímetro da sua fixação. Esta fixação é feita por quatro parafusos (visíveis na foto anterior, na parte mais elevada do quadrante, os localizados à direita), depois de serem retirados, deve puxar-se o velocímetro para fora, é possível que pareça que está preso, e está. Ao puxar o velocímetro está a desligar-se a da ficha pela qual este recebe a informação para o seu funcionamento, nada de anormal.


Eis a causa do problema!
Do lado direito do velocímetro, protegidas por um plástico transparente, vai ser visível um jogo de carretos em plástico. 
O comum é ser o carreto mais pequeno o responsável, geralmente começa por estalar começando a saltar sobre o carreto adjacente, acabando por partir os dentes (o plástico não dura para sempre!) e fazendo, eventualmente, partir dentes ao carreto maior (o que acabou por acontecer também).

O plástico transparente está fixo com dois parafusos que têm que ser removidos para chegar aos carretos (são visíveis na foto anterior). 
Para que o plástico saia, depois de remover os parafusos, deve empurrar-se a placa integrada o suficiente para que se consiga desencaixar o plástico, a folga que se consegue é mais do que suficiente.
Segue-se a extracção do carreto preto e do outro mais pequeno para substituição. 
O carreto pequeno está originalmente montado num casquilho metálico que tem que ser removido para colocar o novo carreto. A remoção deve ser feita com muito cuidado, evitando puxar para que não se danifique o motor eléctrico do lado oposto do veio. Optei por ir cortando o casquilho com um alicate de corte até que este acabasse por abrir e sair sem esforço. 
Antes de passar ao passo seguinte, é aconselhável remover os restos dos dentes e limpar/desengordurar o carreto "amarelo", isto serve para evitar que, depois de tudo montado no sítio, o conta-quilómetros não funcione.
Limpar antes de montar!

O carreto maior (que é duplo) deve ser colocado primeiro encaixando no "amarelo" e posteriormente é colocado o pequeno. Este vai entrar bastante justo, pelo que, é de esperar alguma resistência.
Depois de colocado o carreto pequeno em posição, é inverter o processo e montar tudo novamente, começando pelo plástico de protecção/fixação dos carretos, colocação do velocímetro no quadrante (com o devido cuidado no encaixe da ficha) e por aí em diante. Novamente, chamo a atenção para os parafusos que, se trocados, podem danificar a placa do quadrante, os que asseguram a fixação da moldura do quadrante.
Posteriormente, é aconselhável circular durante algumas dezenas de quilómetros para ver se tudo está efectivamente a funcionar... é só mais uma boa desculpa para dar uma volta.



1 comentário:

Unknown disse...

Comprei um quadrante destes usado, que não funcionava. Verifiquei que tinha estes 2 carretos partidos. Comprei um kit deles e fiz a montagem dos mesmos. No final montei no carro, fui dar uma volta. Decepção, não conta os quilómetros. O que poderá continuar a estar avariado ou errado?