03/03/2018

Revisão dos 215 mil quilómetros do Corolla

Já com 215188km no conta-quilómetros e com a embraiagem a dar sinais pontuais de fadiga, o Corolla foi submetido a mais uma revisão.

Na ordem de trabalhos constava mudança de óleo (5w30 sintético), filtro do óleo, do ar e do habitáculo, substituição das velas (tinham 45 mil quilómetros) e, a já referida, substituição da embraiagem.
A intervenção demorou cerca de quatro horas, tendo sido necessário remover o berço do motor (charrion) facilitando o trabalho de remoção da caixa de velocidades e transmissões a fim de remover a embraiagem. Do sistema de embraiagem, o componente que se encontrava em piores condições, e que seria a causa do "escorregar" mais notório em auto-estrada, era a prensa. O rolamento e o disco (este último, apesar do já visível desgaste) ainda estavam capazes de cumprir a tarefa durante mais algum tempo. 
Nota ainda para a junta da tampa das válvulas, que terá de ser substituida na próxima revisão, por apresentar uma fuga junto da vela do segundo cilindro, para evitar males maiores (a acumulação de óleo pode, eventualmente, danificar a bobine desse cilindro), foi selada a fuga ficando agendada a substituição da junta e, aproveitando a substituição, efectuar nova medição das folgas das válvulas (já perto dos cem mil quilómetros a GPL).
Como tem sido costume, o material colocado é da marca Blue Print, tendo a intervenção custado 281.23€ (em material).

Lavagem ao fim de 15 mil quilómetros... e não, não descarregámos um extintor.

Enviar um comentário