
A solução é a (tão simples) colocação de novos topos nos amortecedores (e respectivas juntas) e... silêncio quase total! Quase inacreditável num automóvel com esta idade!
A substituição é um trabalho algo demorado, mas nao complexo, a maior dificuldade está no facto de ser necessário remover as forras da mala (?!).
Começando por remover tudo o que se encontrar na mala, incluindo o macaco, a chave de rodas e triângulo de sinalização, os passos são os seguintes:
- Remoção da forra do fundo da mala que cobre o pneu suplente.
- Remoção da forra de cartão na zona das costas do banco traseiro. Esta está segura por 4 molas de plástico, removendo o centro das molas com um alicate de pontas estas ficam funcionais para a montagem.
- Remoção das forras laterais, estas são as mais complicadas, o ideal é puxar a parte inferior mais próxima do banco traseiro para dar folga e desencaixar a parte superior, depois de soltar a zona superior, puxar por inteiro até transpôr o bordo da abertura da mala, e dar o jeito para o lado oposto da mala de forma a ter ângulo para libertar a forra do espaço de arrumação atrás da roda (isto é uma questão de paciência e puzzles, em caso de necessidade, devem ser removidos o interior dos farolins, sempre torna a coisa mais fácil).
- Calçar as rodas dianteiras para evitar qualquer movimento enquanto se trabalha.
- Levantar a traseira com um macaco apoiado no diferencial (colocar sempre uma altura, usualmente madeira, de forma a não danificar as alhetas de dissipação do diferencial).
- Levantar o carro mas mantendo SEMPRE o contacto das rodas com o piso! (isto serve para evitar danos nas transmissões, pois ao remover o amortecedor, a roda iria cair fazendo com que a transmissão ficasse numa posição fora da posição usual de funcionamento podendo danificá-la).
- Desapertar o parafuso de fixação do amortecedor à roda.
- Desapertar as duas porcas superiores (dentro da mala).
- Tirar o amortecedor do sítio. Já com o amortecedor fora, segurar o espigão central enquanto se desaperta a porca que fixa o topo do amortecedor ao amortecedor (a porca que terá que sair e a que se pode ver ao centro na foto anterior), tirar o velho e colocar o novo e respectiva junta.
- Voltar a meter tudo no lugar invertendo o processo, repetir desmontagem e montagem para o outro amortecedor.
- Rever mentalmente todo o processo, baixar o carro, montar as forras da mala, colocar o macaco e a chave de rodas... fechar a mala...
- Dar uma volta numa estrada sinuosa sem trânsito para constatar as diferenças.
