Após ter percorrido 190169km foram trocados os amortecedores do Corolla.
Pouco tempo depois de ter ido à inspecção periódica obrigatória, o amortecedor dianteiro direito começou a bater ao circular em piso mais degradado e/ou em irregularidades quando se curvava para a esquerda. Numa visita à oficina, conseguiu-se apurar, por verificação da inexistência de folgas possíveis, que o barulho, bem como uma vibração que se sentia há já algum tempo ao circular, deveria ter origem no amortecedor. Optou-se por encomendar quatro Kayaba Excel-G (com os respectivos batentes e guarda-pós) para proceder à substituição de todos os quatro amortecedores de origem, mesmo não estando os traseiros tão degradados como os dianteiros (o dianteiro direito tinha bastante folga no êmbolo, que era a origem do bater audível).
A remoção dos dianteiros é um processo bastante fácil, sendo a única "complicação" a necessidade de comprimir as molas com ferramenta própria (não vale a pena correr riscos e inventar) para as poder colocar nos novos amortecedores, o acesso aos pontos de fixação estão, todos eles, acessíveis. Já os amortecedores traseiros têm, cada um deles, duas porcas que são removidas por cima, sendo necessário tombar o banco traseiro a fim de remover as forras laterais da mala para as alcançar.
O preço dos quatro amortecedores, respectivos batentes e guarda-pós, totalizou 245.51€... e acabaram-se as vibrações e os barulhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário