Contando 131113km no total e alguns anos após a revisão anterior, este sábado era ideal para dar alguma atenção ao E30.
Dos trabalhos fizeram parte a mudança de óleo (5W40), substituição do filtro do oléo, do filtro do ar e substituição do líquido do circuito de refrigeração após limpeza do mesmo.
Até à limpeza do circuito tudo bem, sangrar o circuito... começou a macacada! Os blocos M20 gostam de ter o circuito sangrado quando têm a frente levantada (já não era novidade), caso contrário o ponteiro da temperatura começa rapidamente a chegar à zona vermelha. Tudo havia sido feito de forma correcta, mas o motor teimava em querer aquecer. A causa? Tão simples quanto difícil de encontrar.
O tubo que vai do radiador ao vaso de expansão, já dentro do vaso, tem dois pontos onde deixa sair o líquido. Um mergulhado no líquido, com saída perto do fundo do vaso, e outro junto ao bocal do mesmo. Pois este superior, pouco mais é que o buraco de uma agulha, estava entupido (a obstrução era algo de consistência semelhante à da borracha, a origem não se apurou) o que evitava a circulação do líquido de forma eficiente e levava ao sobre-aquecimento. Recorrendo a uma broca e ao compressor, conseguiu desobstruir-se o pequeno furo e tudo voltou ao normal.
Tempo da intervenção, uma tarde inteira! Custo do material, cerca de 60€, com direito a lavagem de motor e cera para o tablier.
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