O painel de instrumentos do BMW E30, seja phase I ou phase II, apresenta no painel de instrumentos, junto às luzes verde/amarelo/vermelho que servem de contador para a revisão, duas outras indicações luminosas, "oil service" e "inspection".
"oil service" especifica mudança do óleo e do respectivo filtro.
"inspection"
há dois tipos, tipo I e tipo II, que alternam durante a vida útil do
automóvel, se a última foi tipo I, a próxima será tipo II, a posterior a
essa será tipo I novamente, e assim sucessivamente.
De acordo com o manual de manutenção, segue-se a listagem de pontos a verificar em ambos os tipos de inspecção.
Inspecção tipo I (cada 24000km ou 1 ano)
AFINAÇÃO
- Verificar folga das válvulas
- Verificar e ajustar a mistura (se aplicável)
DEBAIXO DO CAPOT
- Verificar nível de fluido dos travões
- Verificar nível de fluido da embraiagem
- Verificar nível de electrólito da bateria
- Verificar nível de líquido de refrigeração e inspeccionar se há fugas
- Lubrificar ligações do cabo de acelerador, no acelerador e na borboleta. Lubrificar o eixo da borboleta.
DEBAIXO DO CARRO
- Verificar nível de lubrificante da caixa de velocidades
- Verificar nível de lubrificante do diferencial
- Verificar depósito de combustível e todos os tubos de combustível
- Verificar sistema de escape
- Verificar estado dos foles, o nível de óleo, e eventuais fugas, da direcção assistida
- Verificar bombas de travão e as borrachas dos êmbolos
- Verificar tubagens do circuito hidráulico dos travões (fugas e danos)
- Verificar estado de desgaste das pastilhas e calços
- Verificar funcionamento do travão de estacionamento
- Verificar se há folgas na direcção e na suspensão dianteira
- Verificar estado dos foles do eixo traseiro
- Verificar estado das jantes e desgaste dos pneus
CARROÇARIA E INTERIORES
- Lubrificar dobradiças das portas
- Verificar focagem dos faróis
- Verificar toda a iluminação interior e exterior do veículo
- Verificar funcionamento do painel de controlo
- Verificar o funcionamento e carga do ar-condicionado
- Verificar correcto funcionamento dos cintos de segurança
- Verificar nível do limpa pára-brisas
CONDUÇÃO
- Verificar performance dos travões, direcção, ventilação e espelhos.
Inspecção tipo II (48000km ou 2 anos)
Como
toda a verificação feita na inspecção 1 é igualmente feita na inspecção
2, num ano é feita uma no ano seguinte é feita a outra, voltando à
primeira no ano seguinte e assim sucessivamente.
Desta forma, acrescenta-se à lista anterior...
AFINAÇÃO
- Substituição das velas
- Substituição do filtro do ar
- Substituição do filtro do combustível
- Verificação do distribuidor e dos cabos das velas, substituir se necessário
DEBAIXO DO CAPOT
- Verificar a correia do alternador, ajustar ou substituir se necessário
DEBAIXO DO CARRO
- Trocar lubrificação da caixa de velocidades
- Trocar lubrificação do diferencial
- Verificar folgas nos rolamentos das rodas dianteiras
- Verificar desgaste da embraiagem
CARROÇARIA E INTERIORES
- Limpar e lubrificar calhas do tecto de abrir
NOTAS REFERENTES ÀS CORREIAS DE DISTRIBUIÇÃO:
M40 - 40000km ou 4 anos (o mesmo que dizer, à segunda inspecção de tipo II)
M20 - 80000km ou 4 anos (idem o anterior, saliento que o manual diz 100k km, mas há informações que apontam para os 80k km)
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Trocar óleo dos travões todos os anos, e drenagem e limpeza do circuito de refrigeração a cada dois anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário