A ligação de Monsanto (parque florestal em Lisboa) até à Aldeia de Monsanto em Idanha-a-Nova havia sido pensada há algumas semanas aproveitando a Primavera e servindo de primeiro teste para o mês de Julho deste ano (no qual o destino será Haarlem na Holanda).
Paragem junto à barragem do Fratel. |
Arranque pela N251 em direcção a Couço, localidade onde rumaríamos direcção de Montargil onde entraríamos então na N2 com destino a Ponte de Sôr onde acabámos por fazer a primeira paragem, sempre na dúvida se a chuva se manteria ou se o equipamento de Verão seria de aguentar o resto da viagem. Café e... vamos embora arriscando no equipamento para tempo seco, seguindo pela N244 em direcção a Gavião, saindo para a N118 em direcção ao IP2 parando na fronteira natural entre os concelhos de Castelo Branco e Portalegre, na barragem do Fratel. A paragem seguinte seria para almoçar em Castelo Branco e para umas compras de conveniência... combustível.
De barriga composta, partimos com destino a Penamacor pela N233 onde tomámos a R346 a fim de chegarmos ao Parque de Campismo do Freixial, onde montaríamos as tendas para passar a noite (com posterior tratamento das usuais papeladas), seguindo-se uma breve viagem até à Aldeia de Monsanto e as suas peculiares casas, subindo ainda ao castelo para apreciar a espectacular vista de um dia de Primavera que finalmente se revelou.
Castelo de Monsanto |
Regresso ao campismo para pernoita sem direito a pequeno-almoço (o quiosque que fazia as vezes do
café estava, infelizmente fechado devido a mudança de gestão, abrindo no próximo mês segundo nos foi dito na recepção).
café estava, infelizmente fechado devido a mudança de gestão, abrindo no próximo mês segundo nos foi dito na recepção).
Panorâmica da aldeia de Monsanto... |
Trajecto do primeiro dia:
Sem comentários:
Enviar um comentário