Verificação da folga das válvulas aos 11500km percorridos a GPL (140140km no total)... a parte mais chata do processo é esperar que o motor arrefeça (a medição das folgas deve ser feita a frio), tudo o resto é bastante simples:
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Cablagem, bobines e respiros removidos |
Tampa das válvulas removida |
Como rodar o motor sem fazer esforço... com a quarta engatada |
Medição das folgas (válvula de escape) |
As folgas registadas (escape/admissão esquerda/direita) |
- válvulas de admissão: 0.15 a 0.25mm, valor medido 0.25mm
- válvulas de escape: 0.25 a 0.35mm, valor medido 0.35mm
Sendo o problema de desgaste revelado com a redução da folga... parece
que ainda posso andar bastante até ter que me preocupar com válvulas
derretidas.
Na última foto pode ver-se uma chave de bocas/luneta 10mm e 12mm,
uma chave de caixa 10mm, roquete e acrescento, bem como uma chave
philips, é tudo o que é necessário para remover os parafusos e porcas de
fixação da tampa das válvulas e os dois respiros da mesma (estes
últimos são apenas encaixados).
Próxima medição aos 50 mil quilómetros (por altura do retorno do investimento).
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