Por convite da Toyota Portugal pelo lançamento da nova versão do Toyota Auris, que desta vez passa a ter a variante carrinha, desloquei-me ao representante onde adquiri o Corolla o ano passado para realizar o test-drive desta nova versão.
A versão disponível para ensaio era a versão cinco portas do Auris equipado com o já bem conhecido motor 1.4 D-4D a debitar os mesmos 90cv e os mesmos 205Nm das versões anteriores... admito que não fiquei à espera de nada de bom, afinal de contas, já havia experimentado este mesmo motor no anterior Auris e não o achei de forma alguma suficiente para a utilização que lhe daria (pouca cidade e com algumas deslocações em viagem/passeio).
Exteriormente acho o resultado interessante, a nova versão do Auris tem umas linhas mais harmoniosas no geral e, quer a frente, quer a traseira, apresentam grupos ópticos mais esguios que a versão anterior, mais ao meu gosto do que o anterior.
Tratada a necessária papelada, entrámos no Auris e, aqui é que realmente fiquei agradado, o interior é mais convencional do que o anterior, de onde se destaca o painel central que funciona por toque do qual, não gostei, não pelas funções integradas, mas porque simplesmente um carro não é um telemóvel (algo na onda do iDrive da BMW teria sido muito mais do meu agrado, se não o complicassem à posteriori), as afinações da posição de condução permitiram achar uma posição bastante confortável, o painel de instrumentos entre o digital e o analógico (como é comum actualmente) é de fácil leitura e os comandos secundários são fáceis de alcançar (os quatro piscas estão mesmo à mão de semear, à esquerda do botão do rádio na zona central do tablier).
Já ao volante, não esperava milagres do pequeno Diesel, como também não esperava que este se demonstrasse melhor neste novo Auris do que no anterior... não aconteceu o milagre, mas de facto o motor parecia bem melhor neste Auris. Para um conjunto com sensivelmente o mesmo peso, o motor (1ND-TV) consegue não deixar transparecer que os cerca de 1270kg que propulsiona lhe estão a pesar (muito). Dinamicamente, também me pareceu uma boa evolução (apesar de ir acompanhado pelo funcionário do representante) o que deverá ser fruto de uma distribuição de pesos melhor e de ser um pouco mais baixo em altura total (1460mm versus os 1516mm na anterior versão).
Apesar das más línguas, acho este novo Auris bastante superior ao modelo anterior, menos irreverente no interior é certo, mas mais equilibrado, como produto, no geral... falta saber agora, se neste novo produto haverá queixas na fiabilidade como houve no anterior, a seu tempo se saberá.
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